Cães e gatos enxergam em preto e branco?

blog12_enxergamPB

MITO!

Esses animais conseguem enxergar cores, sim, embora de uma forma mais limitada do que a gente. Ao contrário dos humanos, que têm três tipos de pigmentos na retina capazes de captar o azul, o vermelho e o verde, cães e gatos só possuem dois pigmentos, o que reduz o espectro de cores que eles podem identificar.

Alguns pesquisadores acreditam que eles enxergam azul e amarelo, enquanto outros defendem que eles vêem azul e vermelho, mas todos são unânimes em dizer que eles não percebem o verde, vendo no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto.

Essa limitação visual, no entanto, não é um problema, já que os animais a compensam de outras formas. Cães e gatos, por exemplo, conseguem ver muito bem na penumbra, são capazes de diferenciar várias tonalidades de cinza e possuem enorme habilidade para detectar movimentos. Outra diferença é altura e ângulo de visão, eles estão muito mais próximo do chão e tem assim um outro campo visual. Além disso a visão não é o sentido mais importante e desenvolvido no cão. O olfato e audição são muito mais desenvolvidos e muito mais importante no dia a dia do seu melhor amigo.

Para se ter uma idéia, no homem a ordem de desenvolvimento dos sentidos é visão-tato-audição-olfato e paladar. Já no cão o que encontramos é olfato-audição-visão-tato-paladar.

Eles  enxergam melhor os corpos em movimentos e por essa razão pequenos movimentos têm interpretações distintas, desde movimentos bruscos de mãos ou mesmo alterações posturais que acabam significando muito para eles.

De qualquer forma, a perda da visão por doenças oculares ou sistêmicas podem comprometer muito a qualidade de vida do seu Pet limitando suas atividades e deixando-o inseguro e triste. Fique atento ao comportamento do seu cachorro ou gato e sempre vá ao médico veterinário.

Leave a Reply