blog04_caspa_cachorro

A Caspa Canina é uma dermatite muito comum na clínica de pequenos animais, chamada Seborréia Canina. Trata-se de um distúrbio no processo de queratinização da pele, as células da epiderme sofrem alterações ocorrendo assim a descamação da pele.

É importante diferenciar a doença, pois ela pode ser primária, quando é decorrente de fatores genéticos, ou pode ser secundária, quando pode ter outros agentes causando a seborréia, como bactérias, ectoparasitas (ácaros, pulgas e carrapatos), fungos e leveduras ou doenças alérgicas. A Seborréia ainda pode ser seca, oleosa ou mista.

Pode causar muito prurido no animal, queda de pelo e feridas na pele. É importante a avaliação clínica de um profissional especializado na área para poder estabelecer o melhor tratamento para o animal.

O tratamento geralmente é realizado com medicações de uso tópico na forma de xampus, loções capilares ou cremes e, em alguns casos, medicações por via oral podem ser utilizadas. A escolha da terapêutica vai depender da idade do animal e da intensidade das manifestações clínicas do paciente. Porém não existe medicação que acabe definitivamente com a doença, mas seus sintomas poderão ser controlados.

 

ANTES

DEPOIS
 caspa_antes caspa_depois

Leave a Reply