Terminei todas as vacinas do meu filhote.

blog05_vacinacao_filhotes_blog

Quando devo voltar ao veterinário?

Terminado o esquema de vacinas, normalmente ocorre um afastamento do consultório veterinário. Se o seu filhote for de gato, a distância é muito maior, pois normalmente não frequentam banho e tosa.

Já os filhotes de cães, ainda tomam banho a cada 7 a 15 dias e assim frequentam o Pet Shop e o veterinário com mais assiduidade. Caso o seu filhote seja saudável agora temos somente alguns cuidados de manejo, castração, dieta e então devem voltar para a vacina anual somente depois de um ano da última dose de filhote.

Resumo dos cuidados básicos com o filhote após o final das vacinas.

  1. Manter a ração de filhote até completar 10 a 12 meses de idade e depois trocá-la por ração para cães ou gatos adultos. Seguir as orientações descritas na embalagem.
  2. A vermifugação (contra parasitas intestinais) pode ser feita a cada 06 meses ou de acordo com orientações do médico veterinário.
  3. Fazer controle para pulgas e carrapatos mensalmente de acordo com o grau de exposição.
  4. Em caso de não ter interesse em reproduzir o seu animal, indicamos a castração em torno de 6 a 8 meses de idade para as fêmeas, para prevenção do tumor de mama, em machos também pode ser feito em torno da mesma idade.
  5. Realizar escovação de dentes pelo menos 3 vezes por semana. Seu cão já deve ter iniciado a troca de dentes e nessa época é normal ter mau hálito e, por vezes presença de sangue na boca. A escovação em gatos pode ser mais difícil, mas não pé impossível se for dócil e manso.
  6. Se houver necessidade ou interesse, já pode iniciar os programas de “adestramento e agility” para os cães.
  7. Em 7 a 10 dias após o término das vacinas, seu cão já pode ter acesso à rua. Cuidado, pois ele ainda não está socializado com o ambiente, outros cães ou pessoas. Certifique-se que a coleira e guia estejam bem colocadas e dê preferência por locais tranqüilos. Os gatos não gostam e normalmente não precisam de passeios na rua.
  8. Banhos em cães podem ser semanais ou de acordo com a necessidade. Muito cuidado com as orelhas durante o banho. Pode-se fazer a limpeza das orelhas mensalmente. Os gatos necessitam de menos banho, pois fazem sua higiene diária lambendo o pelo. O banho pode ser feito a cada 30 dias ou mais com o intuito de retirar o pelo morto.
  9. Controle de peso deve ser feito a cada seis meses, com o objetivo de monitorar a obesidade.
  10. Qualquer suspeita de doença: parar de comer, apático, não brinca, vômitos, diarréia, etcã – LEVE URGENTE AO VETERINÁRIO.

 

Leave a Reply