Você sabia que na pele do seu animal existem bactérias?

blog08_bacterias_pele

PIODERMATITE

Piodermatite é uma infecção bacteriana causada pela bactéria Staphylococcus pseudintermedius. São bactérias comumente encontradas na pele do cão.

IMG-20170524-WA0037  IMG-20170524-WA0035  IMG-20170524-WA0036

Muitas vezes essas bactérias podem causar feridas na pele do animal e coceira, acomete principalmente cães que têm histórico de doenças alérgicas, imunodeficiências, endocrinopatias, infestações por ectoparasitas (pulga, carrapato e ácaros).

Pode ocorrer em todas as raças, mas é muito comum nas raças como Bulldogs, Sharpei, Labradores, Shih Tzu. Os filhotes também podem apresentar piodermatites por conta da baixa imunidade.

Os sinais clínicos variam muito de acordo com a localização e profundidade da lesão, podendo variar de presença de pústulas (lesões semelhantes a espinhas), pápulas, prurido (comichão) leve a moderado, perda de pelo, lesões ulceradas, crostosas, dolorosas, edemaciadas, com presença de secreção purulenta e/ou sanguinolenta. Além da possibilidade de sinais sistêmicos em casos graves, como anorexia (perda de apetite) e febre.

O diagnóstico é feito através de histórico clínico e exames específicos. O tratamento pode ser tópico (shampoos, pomadas, sprays) e com associação de antibióticos por via oral ou injetável.

 

Leave a Reply